Biografia


“A gente escreve porque não desiste.”

Francine Ramos

A paixão pelas histórias é coisa de infância, acredito, pois me lembro até hoje de algumas que meu pai contava e eu pedia para ele recontar inúmeras vezes até a hora do jantar, um momento em que minha família sempre esteve reunida à mesa. Quando terminei o 3º ano do Ensino Médio, em 1999, precisei trabalhar sem pensar muito no que gostaria de fazer. E assim, atuei por oito anos na área de contabilidade, um período de experiência no mundo corporativo que me trouxe algumas alegrias, estabilidade financeira para pagar meus estudos e também frustração por estar tão distante de algo que realmente me cativava: os livros.

Aos 27 anos, formada em Ciências Contábeis, decidi abandonar a profissão e realizar meu desejo em cursar Letras. Nesse período, o blog Livro & Café já existia, pois foi a forma que encontrei para escrever e compartilhar sobre os livros que eu lia. Era como uma força de resistência à profissão que eu não me identificava.

Formei-me professora de Língua Portuguesa, fiz pós-graduação em Literatura Inglesa, fortaleci nas minhas crenças sobre um mundo mais igualitário para homens e mulheres e hoje posso dizer que sou feminista, escritora e professora.

A internet avançou, criei um canal para meu blog no YouTube e me realizo ao conversar com o público sobre os livros que tanto me inspiram.

A vida como professora também me trouxe novos olhares para as palavras e a formação de sentidos. Tive a oportunidade de realizar clubes de leitura por mais de 3 anos na unidade do SESC Sorocaba e fui muito feliz nessas rodas de conversas.

Em 2017 um conto de minha autoria foi publicado na coletânea Leia Mulheres e ver meu nome naquele projeto me encheu de orgulho.

Atualmente, vivo o processo de me entender como escritora: faço esboços, rascunhos, produzo contos e levo a sério o ato de escrever.

Em 2018 escrevi crônicas e as li ao vivo na Rádio Ipanema de Sorocaba, momento em que busquei uma escrita mais confessional atrelada a temas atuais, como empoderamento, empreendedorismo, relacionamento abusivo etc.

Meu primeiro livro de contos – “Mosaico” – foi lançado em Julho/2022 pela Editora Penalux. Tenho também dois esboços de romances, e estou trabalhando firme neles, pois acredito que a palavra é algo muito poderoso e seu alcance vai além do que nós, escritores, imaginamos.