[Release] Mosaico


‘Mosaico’ tem o refi­namento da linguagem, das construções imagéticas, da composição de personagens em sua forma mais bonita para nos ajudar a enxergar o mundo sob a escrita de uma mulher do nosso tempo.”

Bianca Nóbrega, professora

É possível que o hábito da leitura forme um escritor? Se tomarmos como referência o livro de estreia de Francine Ramos, a resposta é sim. Autora do blog Livro & Café, com milhares de seguidores na web, há mais de uma década ela se dedica a ler, resenhar e comentar boas leituras. Agora chegou a vez da escritora. O volume de contos “Mosaico” (Ed. Penalux) reúne dez narrativas curtas que surpreendem pela voz firme, o estilo próprio e o inusitado dos temas e desfechos.

Os títulos no sumário já nos contam uma história: “Luiza sentada no chão do aeroporto”, “As migalhas de pão na mesa de Verônica”, “De quando Francisca apertou o gatilho”. Através deles conhecemos personagens femininas em situações diversas de opressão e acompanhamos, fascinados, a maneira como cada uma reage.

A moça que faz um inventário e descobre que andava só, embora acompanhada; a funcionária de quem todos na empresa sentem nojo, e que sofre bullying por isso; a mãe que leva a filha na escola e, na volta, acerta as contas com quem encontra pela frente. São ficções com um quê de fantástico que, em efeito reverso, nos aproximam ainda mais da crueza da realidade.

Um livro para se ler em um só fôlego: agrada, diverte e faz refletir. Nasce uma boa escritora.

Francine Ramos é formada em Letras com pós-graduação em Literatura Inglesa. Desde 2011 mantém o blog, site e canal no Youtube Livro & Café – @livroecafe –, onde compartilha impressões sobre suas leituras. “Mosaico” é seu livro de estreia.

Por: Valéria Martins