Livros curtos não significam conteúdos menores. Ao contrário: a brevidade pode intensificar a potência do que é lido.
A seguir, uma lista de livros ideais para projetos de leitura em escolas públicas. São obras que dialogam com temas contemporâneos, têm linguagem acessível e abrem espaço para boas discussões.
1. “A bolsa amarela” – Lygia Bojunga
2. “Contos de aprendiz” – Carlos Drummond de Andrade
3. “Doze reis e a moça no labirinto do vento” – Marina Colasanti
4. “O menino no espelho” – Fernando Sabino
5. “Histórias de cronópios e de famas” – Julio Cortázar
6. “Quarto de despejo” (trechos) – Carolina Maria de Jesus
7. “Contos de terror, de mistério e de morte” – Edgar Allan Poe
8. “O olho mais azul” (trecho inicial) – Toni Morrison
9. “Niketche: uma história de poligamia” (capítulo 1) – Paulina Chiziane
10. “Poemas escolhidos” – diversos autores (em antologias)
Cada uma dessas obras permite desdobramentos em interpretação, produção textual, gramática e até projetos interdisciplinares.
Se você quer aprofundar o uso desses livros em sala de aula, conheça minha mentoria para professores. Juntos, vamos transformar a leitura em motor de consciência e prazer.