Interpretação de texto sobre desigualdade social: atividades com gabarito para o ensino fundamental

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Francine Ramos

Ensinar com leveza é possível. Despertar o amor pela leitura também.

A desigualdade social é um tema urgente — e também um campo fértil para desenvolver leitura crítica em sala de aula. Em tempos de polarizações e desafios econômicos, trazer textos que abordem esse assunto permite que os alunos exercitem empatia, cidadania e habilidades de interpretação ao mesmo tempo.

Neste post, você encontra atividades de interpretação com gabarito, pensadas especialmente para alunos do Ensino Fundamental II. Vamos explorar textos curtos e ricos em conteúdo, que dialogam com a realidade dos estudantes e estimulam a leitura significativa.

Atividade 1: Texto informativo

Tema: Desigualdade educacional no Brasil aumenta com a pandemia

Gênero: Reportagem
Link para o texto: Dados sobre acesso à educação no Brasil.

✍️ Atividade: Interpretação crítica e escrita de opinião

  1. Qual é o tema principal da reportagem?
  2. Cite dois dados apresentados no texto.
  3. O que, segundo a reportagem, agrava a desigualdade educacional no Brasil?
  4. Você concorda com a afirmação do texto? Por quê?
  5. Proposta de produção: escreva um pequeno parágrafo de opinião sobre como a escola pode reduzir essa desigualdade.

Dica ativa (L.E.R.): transforme a produção em um mural coletivo com os parágrafos reunidos. Estimule os alunos a votar nos argumentos mais convincentes e criar, a partir disso, uma campanha de valorização da escola pública com cartazes e vídeos.

Atividade 2: Texto literário – Crônica

Título: O menino no semáforo

Link da crônica:O menino e o semáforo” – reflexões sobre pobreza urbana.
Tema: Pobreza infantil e invisibilidade social
Gênero: Crônica/ficção breve

✍️ Atividade: Leitura sensível e reconto crítico

  1. O que chamou sua atenção na história do menino?
  2. Como o narrador descreve o olhar do garoto?
  3. Você acha que o menino foi notado pelas pessoas no carro? Justifique.
  4. Qual seria uma possível continuação para essa crônica? Escreva em 5 linhas.
  5. Você já viu uma cena parecida na sua cidade? Como se sentiu?

Dica ativa (L.E.R.): divida a turma em pequenos grupos para reescrever a crônica sob outro ponto de vista (do menino, do motorista, do semáforo…). Apresente os textos em forma de podcast gravado na sala, estimulando empatia e autoria criativa.

3. Texto poético

Link do Poema: Não tem caminho novo – Thiago de Mello

Trecho:

Não tem caminho novo.
O que há de novo é o jeito de caminhar.
(…)
Porque o jeito de caminhar
é que faz o caminho novo.

✍️ Atividade: Leitura poética e criação visual

  1. Qual é a principal mensagem do poema?
  2. Por que o autor repete a ideia do “caminhar”?
  3. Esse poema pode se relacionar com a desigualdade social? Como?
  4. Você se sente capaz de “criar um novo caminho”? Em quê?
  5. Proposta criativa: ilustre a ideia de “um novo jeito de caminhar” usando palavras, colagens ou desenhos. Dê um título para sua criação.

Dica ativa (L.E.R.): transforme a sala em uma pequena galeria de arte literária. Promova uma exposição dos caminhos poéticos, onde os alunos apresentam suas obras e explicam suas ideias. Grave tudo e envie aos responsáveis — leitura que inspira dentro e fora da escola!


Como aplicar com metodologias ativas (alinhado à Mentoria L.E.R.)

Agora, imagine essa mesma atividade sendo vivida em grupo, com alunos assumindo papéis e responsabilidades em estações de leitura, rodas de diálogo, produções coletivas ou até na criação de uma campanha escolar contra a desigualdade.

Com as metodologias ativas, o texto deixa de ser apenas lido: ele é sentido, discutido, vivido. Os alunos analisam, opinam, criam. E a leitura se torna um meio para desenvolver empatia, protagonismo e pensamento crítico — exatamente como propõe a Metodologia L.E.R., que une Leitura com propósito, Engajamento real e uma Revolução silenciosa na prática docente.

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Gabaritos

1. GABARITO — Texto informativo: “Desigualdade educacional no Brasil aumenta com a pandemia”

  1. Qual é o tema principal da reportagem?
    👉 A desigualdade no acesso à educação no Brasil, intensificada pela pandemia de Covid-19.
  2. Cite dois dados apresentados no texto.
    👉 Exemplo: “Milhões de estudantes ficaram sem acesso a aulas remotas por falta de internet”; “Regiões Norte e Nordeste foram as mais afetadas”.
    (Pode variar conforme a reportagem escolhida.)
  3. O que, segundo a reportagem, agrava a desigualdade educacional no Brasil?
    👉 A falta de infraestrutura escolar, o acesso limitado à internet e a ausência de políticas públicas efetivas.
  4. Você concorda com a afirmação do texto? Por quê?
    👉 Resposta pessoal. O professor deve observar argumentação, coerência e conexão com o texto.
  5. Produção de opinião — parágrafo
    👉 Avaliar clareza, ponto de vista bem definido, argumentação coerente e uso de conectivos. Pode ser um ótimo momento para modelar a escrita antes, com exemplos.

2. GABARITO — Crônica: “O menino no semáforo”

  1. O que chamou sua atenção na história do menino?
    👉 Respostas variadas — o olhar do menino, sua invisibilidade, sua coragem, sua tristeza…
  2. Como o narrador descreve o olhar do garoto?
    👉 Olhar de súplica, silencioso, cheio de significados — como um pedido de ajuda sem palavras.
  3. Você acha que o menino foi notado pelas pessoas no carro? Justifique.
    👉 Provavelmente não. A crônica mostra a indiferença do mundo adulto diante da pobreza infantil.
  4. Qual seria uma possível continuação para essa crônica?
    👉 Criativa, mas coerente com o estilo do texto. Pode imaginar um desfecho esperançoso ou agridoce.
  5. Você já viu uma cena parecida na sua cidade? Como se sentiu?
    👉 Resposta pessoal, mas espera-se sensibilidade e reflexão crítica.

3. GABARITO — Poema: “Não tem caminho novo” (Thiago de Mello)

  1. Qual é a principal mensagem do poema?
    👉 Não existe um “caminho novo” pronto — é o jeito de caminhar que transforma a realidade.
  2. Por que o autor repete a ideia do “caminhar”?
    👉 Para reforçar a ideia de que a mudança está na atitude de quem vive, não no cenário externo.
  3. Esse poema pode se relacionar com a desigualdade social? Como?
    👉 Sim. Mostra que pequenas atitudes e novas formas de olhar e agir podem abrir caminhos, mesmo diante da desigualdade.
  4. Você se sente capaz de “criar um novo caminho”? Em quê?
    👉 Resposta pessoal. Valerá a autenticidade e o vínculo com a própria realidade.
  5. Produção criativa — ilustração poética
    👉 Avaliar originalidade, relação com o tema e esforço de expressão visual e literária.

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