O livro como semente de transformação
A leitura é uma semente. Demora a brotar. Exige cuidado, paciência, repetição. E muitas vezes, a gente planta e acha que nada vai nascer. Mas um dia, aquele aluno que sempre fugia da leitura pergunta: “Professora, tem mais livro como esse?”
Nesse momento, você percebe: não era sobre prova, era sobre vida.
O Brasil que lê pouco e a escola que pode mudar isso
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024 mostra que o hábito de leitura segue em queda, principalmente entre adolescentes e jovens. Mas se existe um espaço com potencial para reverter esse cenário, ele se chama escola. E dentro da escola, esse papel é da professora que media, provoca, insiste.
Como lembrou Antonio Candido, a literatura é um direito. E negar esse direito é privar nossos estudantes de uma dimensão essencial da existência: a da imaginação, da empatia, da complexidade humana.
Quando o livro encontra a estratégia certa, ele floresce
Mas como fazer isso acontecer? Como plantar leitura em solo aparentemente infértil? A resposta é: com estratégia. Não é preciso reinventar tudo. É preciso saber o que fazer com o livro certo, na hora certa, com os alunos certos.
É por isso que criei o material 50 Dinâmicas de Leitura. Uma coletânea de propostas sensíveis e inteligentes, que:
- Dão protagonismo ao aluno
- Criam conexões afetivas com os livros
- Valorizam a escuta, o debate, a interpretação com sentido
- Integram outras linguagens (música, cinema, arte)
São sementes prontas para serem plantadas com cuidado e intenção.
Toda leitura bem plantada, um dia floresce
O futuro leitor nasce no presente da sua sala de aula. Cada dinâmica, cada conversa, cada leitura compartilhada tem o poder de transformar não apenas uma prova ou um bimestre, mas uma vida inteira.
Quer plantar leitura de forma leve, criativa e profunda? Acesse agora as 50 Dinâmicas de Leitura e leve para sua turma ideias que brotam sentido. [link]
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