Você já se pegou pensando que o planejamento das aulas de leitura precisa ser mais leve, mas sem perder a profundidade? Se sim, você está no lugar certo.
Como professora de Língua Portuguesa e mentora de docentes, acredito que é possível unir propósito, prazer e eficácia na hora de ensinar. E tudo começa com o planejamento.
Leitura não é preenchimento de lacuna
Planejar leitura não é apenas listar perguntas sobre um texto. É desenhar uma experiência. Isso exige escolhas intencionais: qual o objetivo da leitura? Que habilidades serão desenvolvidas? Como essa leitura pode tocar os estudantes?
Leitura com leveza é leitura com sentido
Leveza, aqui, não significa superficialidade. Significa conexão. Escolher textos que dialoguem com o cotidiano, com as emoções e com a identidade dos estudantes é o caminho para gerar envolvimento real. Não se trata de “facilitar”, mas de engajar.
Dica prática para o seu próximo planejamento
Escolha um texto curto (conto, crônica, poema). Leia com os olhos dos seus alunos. Pergunte-se: “O que aqui pode provocar uma boa conversa?”. A partir disso, construa uma atividade de leitura, outra de produção textual e uma de gramática – tudo a partir do mesmo texto.
Essa é uma das estratégias que desenvolvo com mais profundidade na minha mentoria para professores. Se você quer planejar com mais leveza e propósito, vem comigo nessa jornada.