Formar leitores é formar cidadãos: por que toda professora precisa de boas estratégias de leitura

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Francine Ramos

Ensinar com leveza é possível. Despertar o amor pela leitura também.

A leitura como ato de existência

O livro carrega um universo tão gigante que seu valor é imensurável. Dentro dele cabem mundos, dores, sonhos, culturas, soluções e perguntas que ainda nem conseguimos formular. Mas, no Brasil, esse universo tem se tornado cada vez mais distante da realidade dos estudantes.

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024, o número de leitores voltou a cair. Mais de 4 em cada 10 brasileiros não têm o hábito de ler. O desinteresse cresce, mas não por falta de histórias interessantes. Falta mediação. Falta tempo. Falta estratégia.

Quando o livro encontra o professor certo, algo se move

O que muda essa realidade não é um milagre. É o encontro: do livro com o aluno, mediado por um professor que acredita na leitura como direito e potência. Como disse Antonio Candido, “a literatura deve ser vista como um direito humano”. Não um privilégio, não um luxo, mas um direito que precisa ser garantido também dentro da escola.

E isso só é possível quando a sala de aula deixa de ser um espaço de repetição e se torna um espaço vivo. Quando há engajamento, leveza e uma estratégia bem pensada.

Leitura, engajamento e leveza: a tríade da transformação

Um bom projeto de leitura não precisa ser complexo, nem demorado. Mas ele precisa fazer sentido. Quando o planejamento parte de uma ideia clara, de uma dinâmica que conecta texto e contexto, o livro deixa de ser um peso e vira ponte.

É por isso que criei o material “50 Dinâmicas de Leitura“. Um conjunto de propostas vivas, prontas para serem adaptadas, testadas e sentidas com os alunos. São atividades que acolhem diferentes perfis de turmas, que provocam reflexão e estimulam a escuta e a autonomia.

Transformar a leitura em experiência é um ato de resistência e afeto

Em tempos de desinformação e dispersão, ensinar leitura com profundidade é um gesto revolucionário. E também afetivo.

Porque toda vez que um aluno se conecta com uma história, ele amplia sua visão de mundo. Toda vez que uma professora encontra uma boa estratégia, ela reconecta sua prática com sua paixão de origem: ensinar com sentido.

Leve essa potência para sua sala de aula

Acesse agora as 50 Dinâmicas de Leitura e descubra formas criativas, simples e eficazes de transformar o momento da leitura em uma experiência envolvente e cidadã.

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